quinta-feira, 1 de maio de 2008

O primeiro a gente realmente nunca esquece...

Acho que nem todo mundo sabe, mas essa história de blog começou totalmente por acaso na minha vida. Eu e meu povo aqui de casa morávamos fora do país e de vez em quando eu mandava mensagens por e-mail para família e amigos com notícias nossas. Mas isso me deixava meio desconfortável... Eu não tinha muita certeza de que todas aquelas pessoas realmente queriam saber o que estava acontecendo conosco na terra do queijo e do vinho. Foi então que descobri essa coisa de blog e achei a idéia genial! Podia dar as notícias e somente quem realmente estivesse interessado leria as bobagens que eu tinha a dizer.

Só que comecei a me empolgar para contar as tais histórias, encontrei meios de tornar engraçadas as experiências, às vezes, bastante difíceis que vivíamos no auto-exílio e muita gente começou a acompanhar nossas peripécias. Primeiro a família, é claro. Depois, os amigos. Mas o que mais me intrigou é que, mesmo tendo deixado o blog como privado, ou seja, não era escondido, mas não aparecia numa pesquisa no Google, por exemplo, começaram a aparecer visitas e comentários de pessoas que eu não conhecia. Que tinham chegado até ali por acaso ou por indicação de alguém. Comecei a ouvir elogios, incentivos pra continuar escrevendo e, confesso a vocês, fui me convencendo cada vez mais de que levava algum jeito para a coisa! Isso sem contar o fato de que adoro escrever, sempre escrevi demais, meus e-mails são verdadeiros romances a serem lidos em capítulos! Digamos que todas essas pessoas que disseram Vai lá, continua! Por que você não escreve um livro? acabaram por juntar a caneta com a vontade de escrever! Vocês me incentivaram, me fizeram acreditar na coisa e são, de certa forma, também responsáveis pelo que está acontecendo comigo agora... Calma, já vou explicar o mistério!

Há dois meses, minha grande amiga Mariane, uma das incentivadoras de plantão, me mandou uma mensagem com um convite. Era um convite para enviar a uma editora, crônicas que seriam avaliadas e, caso selecionadas, publicadas em uma antologia. Um livro de verdade, com capa, contracapa, ISBN e tudo o mais! Mandei alguns textos dos que publiquei aqui neste blog e também no outro, o que deu origem à série, e um deles foi escolhido para participar dessa antologia!

Portanto, minha gente, tenho a honra e o orgulho de dizer que está saindo da gráfica o primeiro livro que contém um escrito meu! Ele se chama Retratos Urbanos e reúne textos de 47 autores nacionais, ainda não íntimos do grande público. Um eufemismo pra dizer desconhecido mesmo! Mas a verdade é que já li parte das crônicas e gostei muito!

O lançamento acontecerá nos próximos dias:

Sintam-se todos convidados! Todos os meus quatro leitores!

Claro que isso é uma brincadeira! Já tive mais do que prova de que meu número de leitores passou de quatro há um bom tempo... Tem bastante gente que não se sente à vontade pra deixar comentários aqui no blog e que acaba falando comigo pessoalmente, pelo Orkut ou por e-mail. Não sejam tímidos! E depois, quem sabe alguma editora ou jornal não dá uma sapeada aqui pelo nosso cantinho? Vendo que tem bastante visita eles podem achar que eu realmente tenho algo a dizer, acabam me usando como mão de obra escrava das letras e outros momentos legais como esse podem acontecer novamente! Sonhar não custa nada, não é mesmo?

Vocês não conseguiriam imaginar o quanto esse acontecimento me deixa feliz! Eu estarei lá, é claro! Não existe nada mais legal do que fazer algo de que se gosta muito e saber que isso agrada às pessoas. Se uma coisa dessas já é maravilhosa por si só, o fato de ela ocorrer neste momento da minha vida é ainda mais significativo. Quem me acompanha há algum tempo sabe que vivo uma espécie de renascimento. Será que estou renascendo também com outra profissão?

Deixo aqui, publicamente, meu agradecimento a cada uma das pessoas que nos últimos quatro anos falou, nem que tenha sido uma única vez, que eu devia tentar publicar meus escritos. O primeiro post do primeiro blog aconteceu no dia 9 de janeiro de 2004. Eu nem imaginava aonde ele me levaria! E todos vocês são também um pouco cúmplices nesse meu novo caminho.

O livro já está em pré-venda no site da Livraria Cultura!

E que venham os próximos!

5 comentários:

  1. Juju, parabéns por mais esta conquista. Você merece!!!!!!!!!!!
    Não tenho deixado comentário por aqui mas tenho lido todos os textos. O interessante é que a gente acaba sempre se identificando com a maioria deles e lembrando de determinadas fases de nossa vida. Beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hehe, Maravilhosa...
    Sabia que chegaria a isso. Ao livro e ao post contando dele. Tava só esperando.
    Já disse e repito. MUUUUIIITOOO ORGULHO de dizer e ouvir (ou ler) você dizer que somos amigas.Que venha a escravidão (das letras) e a liberação de toda a outra, que não seja a requisitada e amada pelo espírito. Assim não é escravidão, mesmo não, ou mal paga, significa teu traço, tua marca nesse mundo quimérico e maravilhoso.
    Como você.
    Beijo enorme
    Marie

    ResponderExcluir
  3. Oi prima, eu cheguei agora, como dizem por ai,..."peguei o bonde andando e sentei na janelinha,...e" (ai que susto!!!),...
    Nossa muito legal isso... tenho certeza que você ainda vai ter muito o que escrever sim e pra muita gente ler sim...
    Que o seu renascer seja completo então, de corpo, alma e profissão.
    Quero que tudo de bom aconteça para você, pois você merece muito tudo isso, aproveita mesmo o momento que é único na sua vida e curte mesmo bastante, rezo por você sempre...
    Um beijo grande e PARABÉNS pelo livro.
    Consuelo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Mas que coisa mais legal! Adorei saber as novidades! Você realmente merece o reconhecimento do público em geral, por que tudo o que escreve tem cor e sabor! Não perco uma, estou sempre por aqui cuidando para ver se já apareceu alguma coisa nova! Adoraria estar ai no lançamento do livro, mas como não dá te mando meu abraço e o desejo que este seja o primeiro de muito! Beijos Dinair

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana!
    Que maravilha!
    Fico feliz em saber que estás passando por um momento tão bonito, tão especial. Que esse renascer, venha com todas as bençãos escolhidas por Deus. Já posso imaginar a alegria do dia 17.
    É isso ai. Vá em frente. Como sempre, estarei acompanhando a sua vitória e torcendo.
    Um beijo grande.
    Vilma Castro

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!