quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lumbago, eu? Nunca mais!

Quando eu comecei a escrever sobre os grandes inventos da humanidade, pensei que dissertaria só sobre esses brinquedinhos com que a tecnologia nos presenteia todos os dias. Mas comprei uma coisa há pouco mais de uma semana e, em menos de dois dias convivendo com ela, vi que minha vida não será mais a mesma!

Fiquem vocês sabendo que agora sou a feliz proprietária de um suporte para shampoos e cremes que está devidamente instalado no meu banheiro! Eu sei. É uma bobagem tão grande, uma coisinha tão simples, dessas que a gente se diz: mas por que demorei tanto pra comprar isso?

Recentemente fiz quatorze anos de casada e já nem lembro mais o que eu pensava a respeito ou como era minha vida de solteira quanto a shampoos, cremes e afins. Juventude, sabem como é, né? Minhas passagens pelo banheiro eram meteóricas. Uma duchinha rápida, um lápis e um batom, cabelos secos ao vento e tchau! Mas aí, casamento vem, cabelos vão, rugas, filhos, flacidez, celulite, estrias... A gente nem percebe, mas um dia conta quantos cremes tem de usar pra ir apagando os incêndios pelo caminho e se espanta!

Acho que desde que falei o Sim! e ouvi o Pode beijar a noiva! comecei a querer um suporte para shampoos e cremes no meu banheiro. Mas fui deixando, deixando, até que engravidei e aí... o bicho pegou!

Se uma mulher conseguir resistir e passar incólume pelos cremes e tratamentos de beleza a vida toda, vai necessariamente capitular no momento em que sair do laboratório com um pedaço de papel onde está escrito que a taxa do Hormônio Coriônico Gonadotrófico não deixa dúvidas: existe um outro ser crescendo e se desenvolvendo dentro do seu corpo, o que vai fazer com que ela engorde, o cabelo caia, a celulite apareça, as manchas invadam o rosto, além de, muito provavelmente, a barriga transforme-se em um sol, ou seja, uma bolota cheia de raios!

Para não se desesperar ela vai pensar na bênção de ter filhos que sejam saudáveis e que façam aquelas gracinhas lindas como lançamento de cocô à distância, vômitos na hora de sair para o trabalho ou grosserias na frente dos amigos na época da adolescência. O que consola é que, para compensar tudo isso, na velhice o filho vai acabar enfiando a mãe num asilo! E ainda por cima estrias na barriga? Vamos mudar o ditado: ser mãe não é padecer no paraíso, mas sim, ter alguns momentos de felicidade no purgatório!

Enfim, diante de tal cenário de horrores não há outra alternativa a não ser virar expert em cremes de todos os tipos, muitos dos quais serão usados em pleno banho. É nesse hora que será mais do que necessário um suporte para manter todo esse arsenal de guerra à altura das mãos já que muitas vezes os olhos estarão fechados embaixo da água. Isso sem falar no barrigão! Quem já passou pela experiência de tentar pegar um shampoo no chão com barrigão de sete ou oito meses vai me entender perfeitamente. Simplesmente não dá!

Pra falar bem a verdade, eu já tinha tentado ter suportes de cremes e shampoos. Mas foram experiências, digamos, infelizes.

Na primeira delas comprei um suporte que era preso à parede por meio de ventosas. Ventosa, para quem não sabe, é aquele círculo de borracha que deveria ficar grudado a uma superfície lisa pelo vácuo. Como não dá pra confiar muito nisso, o melhor é lascar um cuspe na bunda da ventosa pra dar uma ajudazinha para o vácuo. Aí espreme-se a coisa na parede pra tirar o ar, observa-se que grudou, vira-se as costas e PLAFT! Seja o que for que estivesse preso, vai cair! Dá quase pra imaginar a gargalhada da tal da ventosa!

Nem sempre cai tão rápido, é claro. O intervalo de tempo entre a fixação da ventosa na parede e a queda não tem nada ver com peso, fórmulas da Física ou lei da gravidade. Nada disso! Tem a ver com o grau do estrago ou do susto que a queda vai causar. No caso do meu suporte do banheiro, ele caiu poucas vezes, mas todas traumáticas. Geralmente no meio da madrugada, na única noite em que as crianças decidiram não acordar. É claro que depois do susto com as coisas que despencaram no chão não só acordávamos todos em casa, como também os vizinhos de cima, de baixo e, talvez, dos prédios próximos.

Durou pouquíssimo o suporte para cremes e shampoos sustentado por ventosas...

Antes que alguém aí fique pensando: Mas por que não enfiar uns pregos ou parafusos de uma vez na parede? já adianto que: primeiro, em apartamento alugado eu evito ao máximo os furos na parede e, segundo, furo em parede de banheiro então... Morro de medo de um esguicho no meio do nariz por causa de um cano furado. Definitivamente, furos em banheiro estão fora de cogitação.

Levei um tempo para superar o trauma daquele estrondo na madrugada. Mas, enfim, acabei comprando outro suporte...

Esse era todo de metal e de pendurar como cabide. Genial! Quer dizer, seria genial não fosse o detalhe de que não havia lugar para pendurar o tal cabide no banheiro em que eu vivia na época! As torneiras ficavam na banheira. O chuveiro era uma ducha presa à parede por um suporte. Eu não podia acreditar! Não quis me deixar vencer. Botei meu espírito MacGyver para trabalhar e, com dois elásticos de dinheiro e uns pedaços daqueles arames que prendem os brinquedos nas caixas, dei um jeito de pendurar a coisa no tal suporte para ducha. Não é que funcionou? Fiquei até orgulhosa da minha proeza estilo Professor Pardal. Mas, uma semana depois, estávamos todos no melhor do sono quando... SPLASH! Vou contar para vocês que shampoos e cremes que despencam dentro de uma banheira no meio da madrugada fazem a gente pensar que a casa foi atingida por um avião desgovernado!

Depois dessa eu ainda quis insistir algumas vezes, mas o risco de ter a polícia batendo à porta da minha casa de madrugada por insistência dos vizinhos me desestimulou. Desisti.

Voltei a espalhar cremes e shampoos pelo chão. Eu nem estava mais grávida. Até precisava de um exercício de abaixa e levanta justamente para acabar com aquela barriga que, uma vez que não continha mais nenhuma criança, não tinha nenhuma razão de existir!

Esqueci o assunto.

Até que, há poucos dias, dei de cara com o tal suporte. De pendurar! Lembrei do meu novo banheiro com duas torneiras no meio da parede e mais uma saboneteira de metal bem saliente! Cheguei em casa e, não só consegui pendurar o tal suporte, como ele foi capaz de conter todos os vidros de shampoo, cremes, gel, pedra para lixar os pés, aparelhinho de depilação, tudinho! A cada banho olho embevecida para o meu suporte. Como pude viver tanto tempo sem ele? Tem lugar mais do que merecido no meu rol de grandes inventos da humanidade. Minha coluna que o diga!

=============
Em tempos de férias, ficamos sem a versão para impressão por enquanto.
Internet tem em todo lugar, mas meus modelinhos, programinhas, etc... só em casa!

2 comentários:

  1. E eu que sempre defendi o fax como o supra sumo das inveções, afinal ele é meio mágico com a sua capacidade de enviar a minha letra, tal e qual, pelo fio do telefone. Ele merece um lugar de destaque, né?
    Mas o porta shampoos... eu q nunca tinha dado valor, agora tiro o chapéu pra ele!
    Ah! Experimentei o "Lindt" de novo como vc sugeriu. É um Lindt sim, infelizmente... Ai, ai... Mas como estou 4 kilos acima do meu peso, resolvi me afastar. O prazer de um chocolate não é maior que o desespero de uma calça que não fecha, né? Ai... sofro!!!
    Beijos
    Estava c saudades!!!!!!!!!
    Semana q vem me mudo p Ctba!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ju, toda essa correria, desta vez não só não sou a primeira a comentar, com já tô dois posts atrasada....

    D. Benta é meu sonho de consumo e Paradoxo. Nunca consigo seguir uma receita exatamente como ela é. Alguma parte dentro de mim (ou fora) irremediavelmente fará alguma pequena mudança. Por vezes, surpreendentemente maravilhosa, noutras quase fatal. E nunca vou me lembrar o que foi. Assim meu livro ou meu número na cozinha é bem mais para: "A vida rara e imprevisível duma cozinheira acidental." Mas minha família, mesmo não tendo nada a ver com Minas, também tem seus mexidinhos. E são especializados. Dois são famosos e passam as gerações: Roupa Velha e Carne Cheirosa. Um dia convoco minha tia e provaremos.
    Notou né???
    Esse comentário é do outro post.
    Sua amiga trocou o banheiro pela cozinha... Vai bem a criatura.
    Mas deixo aqui também, meu apoio consensual. Suportes de banheiro são esfíngicos. Com eles, todo cuidado é pouco.
    Boas férias aí minha querida.
    Quando voltas???
    Bisous
    Marie

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!