segunda-feira, 21 de abril de 2008

Desesperada... sou eu assim sem você!

Tem coisas que a gente precisa perder para só então dar valor. Elas estão sempre ali, mudinhas, quase invisíveis, fazendo parte da nossa vida, sem que lhes prestemos qualquer atenção ou façamos qualquer elogio. Até que, um belo dia, elas se revoltam contra essa nossa ingratidão e nos abandonam. Aí é que nos damos conta da imensa importância que tinham na nossa vida.

Quero deixar aqui minha declaração de amor, junto com insistentes pedidos de Volte, por favor! Minha vida não é mais a mesma desde que você partiu! ao meu querido forno de microondas...

Na última sexta-feira, sem mais nem menos, sem qualquer aviso prévio, ele simplesmente parou de funcionar.

Parênteses.

Tenho uma grande amiga, Giuse, e nos acontecem coisas, no mínimo, intrigantes. Umas coincidências bizarras... Ela estava aqui em casa quando meu amado forno de microondas exalou seu último suspiro e, quando chegou em casa, constatou que seu próprio forno tinha, aparentemente, também passado desta para melhor. No caso dela, o forno voltou a funcionar. Deve ter sido só um ritual de solidariedade entre fornos, sei lá.

Fecha parênteses.

Meu forno deu uma ressuscitada no sábado de manhã, dando a impressão de que tudo não tinha passado de uma espécie de catalepsia, como disse a Giuse a respeito de seu próprio forno, mas logo em seguida, fim! Sinais vitais a zero. Nada mais a fazer...

Claro que isso jamais teria acontecido numa segunda-feira com toda uma semana de comércio aberto pela frente. Não! Tinha de ser em véspera de fim de semana, com feriado na segunda, e ainda com requintes de crueldade, como dar uma funcionadinha no sábado de manhã só pra eu não me adiantar e aproveitar as lojas de assistência técnica abertas até o meio-dia. Quanta ingratidão depois de tantos anos de convívio!

Tudo bem, tudo bem! Você já fez a sua ceninha, já me provou que eu não consigo viver sem você, agora volte, por favor!!!

É incrível a falta que ele me faz. Ainda no sábado à noite eu fui preparar um simples café-com-leite. Medi o leite na xícara, coloquei numa panelinha e liguei o fogão. Primeiro problema: quanto tempo deixar ligado? Eu já tenho calculados os tempos de aquecimento do leite para cada um aqui de casa. Mas não faço a mínima idéia de quanto tempo deixar o gás ligado! Quando começaram a se formar bolhinhas nas laterais da panela, desliguei. Verti o leite na xícara, coloquei adoçante, café solúvel e, no primeiro gole... blarghhhh! Frio! Volta o leite para a panelinha. Não sem pingar no fogão, escorrer pela lateral da xícara e sujar o tampo da pia. E mais! Na segunda passagem da panelinha pelo fogo, o leite anterior começou a queimar, ressecar e grudar. Lavar panela de leite grudado está catalogado entre os grandes suplícios da lavagem de louça, comparado a lavar panela de arroz e travessas de assados que foram e voltaram ao forno diversas vezes. Vislumbrei meu futuro tendo de lavar panelinhas de leite uma ou duas vezes por dia, eu, que odeio, deploro, abomino lavar louça, e imediatamente me atirei aos pés do meu microondas chorando e bradando: Por que você foi fazer isso comigo?

E olhem que resisti à tentação de sair de perto da chama acesa. Invariavelmente deixo o leite ferver e derramar e isso não aconteceu dessa vez, o que significa que não tive de também limpar o fogão. Existem palavras mais sábias do que aquelas do ditado que diz Nada é tão ruim que não possa piorar?

E não acabou por aí!

Na hora de fazer o almoço senti novamente falta do meu forninho. Precisava de um mísero copinho de água quente. Só pra dissolver cubinhos de tempero. Mas nada de microondas. Peguei chaleira (quanto de água, meu Deus?), liguei o fogo, esqueci a chaleira ligada, a água secou, comecei tudo de novo, ai... por que não tem chaleira que faz biiiiip quando termina? Mas que coisa!

No dia seguinte, decidi nem fazer comida. Só esquentar o que já estava pronto. Só que, esquentar sem forno de microondas significa tirar a comida dos potinhos em que estavam na geladeira e colocar cada item em uma panela, já que potinhos de plástico não vão diretamente ao fogo. Além disso, que quantidade esquentar? Sabe-se lá quanto é a fome de cada um, então esquenta tudo de uma vez. Hábitos automatizados vão fazer com que nem se pense nos restos, portanto, os potinhos originais terão ido parar na pia e já estarão cheios de água, o que vai fazer com que novos potinhos tenham de ser utilizados. E, no caso da comida não totalmente consumida, essa seqüência do esquenta-esfria vai ressecar o molho e deixar tudo horrível.

Ao final de uma singela operação de esquentar uma refeição já pronta, sem o uso civilizador do microondas em que a comida fria vai parar diretamente nos pratos na quantidade certa, a pia da cozinha estará transbordando de potinhos plásticos acompanhados de suas respectivas tampas, diferentes panelas usadas para aquecer cada item individualmente, e também dos pratos, talheres e copos que foram utilizados. “O horror! O horror!” Uma cozinha assim é a real visão desesperadora e não aquela que teve o Sr. Kurtz, personagem de Joseph Conrad no romance O Coração das Trevas, que proferiu essas palavras logo antes de morrer doente, ferido, num barco, no interior de uma floresta da África, cheia de bichos estranhos e atacados por grupos hostis. Se ele tivesse tido tempo de ver uma cozinha imunda sem que uma refeição tenha sido preparada do início ao fim, aí sim saberia o que é o verdadeiro horror!

Não pude deixar de imaginar uma situação ainda pior... As incontáveis madrugadas enquanto meus filhos eram bebês em que tive de levantar para fazer mamadeira. E se eu não tivesse microondas naquela época? Não teria chegado viva até aqui sem um forno de microondas, isso é um fato mais do que evidente!

Engana-se quem pensa que um microondas é praticamente inútil porque serve para esquentar. No da frase anterior estão embutidos momentos preciosos de sono perdido na preparação de mamadeiras noturnas, muita louça suja, fogão imundo, horas diante da pia transbordante, comida queimada porque nos distraímos e não prestamos atenção ao tempo, leite derramado e tantos outros cenários ainda mais horripilantes.

Aquela euforia inicial de fazer comida em microondas foi fogo de palha. Evidentemente ele não serve para cozinhar. Uma pipoquinha de vez em quando, um brigadeiro às vezes, no máximo, um arroz. Já ouvi falar em experiências bem sucedidas com arroz. E não vai muito além disso. Quem quis justificar a existência do microondas pela culinária foi o povinho que colocou aquele quando falou que microondas serve para esquentar. É só isso mesmo e é MUITO!

Há quem lembre que microondas também serve pra descongelar, mas tenho de reconhecer que ele não é lá muito eficiente nessa tarefa. Dá uma ajuda, mas não mais do que isso.

Inaugurando a série de textos Grandes inventos da humanidade venho a público declarar meu amor e total devoção a você, meu querido e amado forno de microondas. Por favor, volte! Eu prometo agrados diários, produtos de limpeza específicos, uma gratidão maior, bem maior, do que a que eu tenho pelo meu forno a gás ou pelo meu forno elétrico.

Só não posso deixar que os outros fiquem sabendo disso. Se mais algum eletrodoméstico resolver se rebelar eu não sei o que será de mim!

Versão para impressão

7 comentários:

  1. Gosto do teu humor e da elegância de tuas palavras.
    Abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto do teu humor. E esse poeta a dizer da elegância das palavras é uma delícia não. A ler o que ele escreve, dá um super aval.
    Não que você precise muito né????
    Como já disse o Mario Lago: "Não gosto porque preciso, preciso sim, por gostar...
    Mas achei muito legal o papo dos micro-ondas. A solidariedade. Interessante seria melhor dizer, legal acho que não é não.
    Sabe, o meu fez isso há uns tempos atrás. E veja que no meu caso, o SÓ do esquenta é tudo mesmo. Fiquei louca e liguei para a assistência, (a minha panela de pipoca já começando a se assanhar toda e me deixando mais irritada....). Atendeu-me uma moça com voz asséptica a perguntar o que tinha o aparelho. Ao que obviamente respondi não ter a menor ou mais vaga idéia. Que não funcionava era o meu alcance. Daí ela: mas senhora, quantos anos tem o aparelho???? Foi o máximo. Senti-me completamente ofendida e respondi-lhe na lata: Moça, quantos anos exatamente não sei, sei que ele é mmmmuuuuiiiitttoooo mais novo do que eu e eu posso te garantir que para quase todos os efeitos, continuo funcionando BEM direitinho. Ela limitou-se a dizer: então me de seu endereço que algum técnico verá o que pode ser feito,, mas já lhe adianto que existem modelos que não têm peças de reposição e se for o casa, só comprando um novo. Disso, já lá se vão alguns anos (4 ou 5) o moço veio mexeu, vieram outros, inclusive minha "Senhora a Dias"e durante um tempo ele negava-se a fazer qualquer coisa mais demorada que 1 minuto. Depois acho que se resignou e hoje continua fazendo a sua função primordial de só esquentar o que quer que seja pelo tempo necessário. Mas devo te deixar alerta. À seu movimento de greve, seguiram-se vários outros. A coisa chegou à proporção de um verdadeiro motim eletro-eletrônico, o CD player, a secretária eletrônica, a máquina de lavar, o forninho elétrico. De todos, só o forninho elétrico voltou depois de uma temporada numa lojinha escusa de arruma-tudo, uma longa temporada. A máquina de lavar foi elegantemente substituída por outro que custou no mínimo o dobro do preço e o CD player jaz em alguma gaveta ou museo destas coisas. Assim, acho totalmente pertinente a sua declaração de amor e te digo: nem tudo está perdido. Resta uma esperança pelo fato de afinal de contas, ser um forno e porvavelmente por guardar alguma semelhança funcional com alguma parte de nós mulheres sobre a qual seria enfadonho eu me estender, dada minha ligação com o assunto.
    Beijos krida.
    Será que rola nosso Lunch????
    Não posso amanhã (quinta feira).
    Beijos
    Marie

    ResponderExcluir
  3. PS. Postei sem reler e agora ao fazê-lo percebi erros crassos de digitação, concordância, ortografia... Não os considere por favor, impute a minha pressa de sempre. Desculpe o tamanho, acho que me empolguei um bocadinho.
    Beijos
    Marie

    ResponderExcluir
  4. Também fui, sou e continuarei sendo uma pobre vítima dos eletrodomésticos. Meu forno de microondas me é absolutamente imprescindível. Não tenho fogão, ou seja, se me faltar o microondas, não como nem o pouco que ele me provê hoje (sopa de pacote, comida congelada e muito, muito leite quente com nescafé)

    Adorei seu texto. Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Microondas à parte (amo o velho e bom fogão à lenha e jamais liguei um microondas) eu fico me perguntando como seria a vida sem ler as divertidas e bem escritas palavras desta grande garota. Continuaria, com certeza, mas nunca teria tanto brilho. 10.

    ResponderExcluir
  6. Ju, adorei o texto. Também nos colocamos neste lugar dos sem microondas quando viajamos e ele não nos acompanha. Em última viagem só não levamos porque era 220V. Feliz pelo seu texto no livro.Confesso que é a primeira vez que escrevo um comentário num blog.bjus Monica Weber de Carvalho

    ResponderExcluir
  7. ai ju tb nao sei viver sem ele
    alias nem sei se existia vida antes dele
    pior comprei um de 20 euros , sempre tive digital, e agora os 30s para esquentar o restinho de leite para comer com açucar do fundo da caneca?
    nao apita ,putz nem o micrrondas mais quer mais chamar minha atençao, antes era grave passar em obra e nehum pedreiro assobiar mas o microoondas naaaaaaaaaaaao
    pior esquentar agua na leiteira , pior ainda encontar uma leiteira aqui. depois de andar por todos os marroquinos , loja de eltrodeomesticos, artigosde casa fui an tipo laffayete daqui, pensei pensei nao é possivel que nao exita uma leiteira nessa terra.
    a moçinha disse ah madame aqui na belgica a senhora nao vai encontar isso nao.muita indignada perguntei e como voces fazem para esquentar ou ferver leite por aqui? sem respota, sera que nao fervem leite? mesmo com frio nao esquentam? recomecei a saga , questionando nas lojas ai sabe o que mostravam?uma panela com um cabo muito comprido de uns 30 cm tipo de voce tiver criança pequena, que nao é meu caso, ou marido que nao tem noçao do espaço que ocupa,ai pegou, esqueca pois com certeza toda vez que estiver com a panela de leite no fogo com certeza ela acabara no chao; ah tb so tem para no max 1l
    se tiver 10 filhos como é normal para marroquinos , vai ter de ferver leite pas 4 depois , para mais 4 ....
    conivdaos que bebam leite nem pensar
    bahhhhh belgas

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!