terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eu é que sei onde meu sapato aperta

Hoje aconteceu, mais uma vez, um fato que acontece há anos desde que me tornei consumidora: entrei numa loja de sapatos e pedi para experimentar um dos modelos que vi na vitrine. Não parece uma coisa banal? Mas não é! No meu caso, vivo momentos de extrema expectativa!

O ritual é o mesmo, com poucas variações sobre o tema: olho a vitrine procurando entre os modelos disponíveis aquele que atende aos meus requisitos, depois peço ao vendedor para me trazer um ou dois pares para experimentar...

Tá, tudo bem! Confesso que com o passar dos anos estou ficando cada vez mais exigente, mais cheia de manias. É coisa da idade. Portanto, tenho os tais requisitos. O jargão profissional dos vendedores de calçados muito provavelmente chama meus requisitos de frescuras mas, como o dinheiro e os pés são meus, acho que tenho o direito de querer ou não alguma coisa, não é verdade? Voltemos ao ritual...

Olho os modelos disponíveis, escolho um ou dois e chamo um vendedor dizendo, por exemplo:

- Eu queria ver aquela sandália de couro marrom ali e também aquela outra, número 39, por favor.

Às vezes, eles chegam a confirmar:

- Aquela de salto alto?

- Isso!

- 39, né?

- Exato!

- Só um momentinho, por favor.

E é aí que a expectativa começa. Quanto mais minutos tiver esse momentinho, mais apreensiva eu fico. E o meu desânimo só se confirma se eu observar o vendedor voltando escondido atrás de uma pilha de oito ou nove caixas de sapato que ele tenta equilibrar. Quanto mais caixas ele traz, menor a chance de eu ter encontrado o que procurava. E o ritual continua:

- Exatamente aquelas duas não tem, mas eu trouxe estes aqui, olha!

E eu olho! No lugar de uma sandália de salto alto em couro marrom vejo uma sapatilha preta, uma sandália dourada e um scarpin vermelho de plástico! E, então, o grand finale:

- Ah! Não tinha o 39, tá? Então eu trouxe o 38...

Provavelmente quando eu agradeço e viro as costas desolada sem nem ao menos experimentar o que ele, tão gentilmente, trouxe, devo ser fuzilada com o olhar além de virar objeto da conversa de cafezinho com os colegas: Mulherzinha mais cheia de frescuras!

Requisitos, meu amigo vendedor, requisitos. Se estou procurando uma sandália de salto alto em couro marrom e se, depois de ver tudo o que tinha na vitrine, escolho um modelo, é porque não estou querendo sapato sem salto, nem sandália dourada, muito menos calçados de plástico e, por mais obsceno que seja uma mulher que calça 39, o que eu posso fazer se a combinação genética entre meus pais gerou um Sasquatch? Fique tranqüilo, sou uma ligeira encarnação do lendário Bigfoot, ou Monstro do Pé Grande, mas não como criancinhas nem avanço nas pessoas mostrando as garras, embora até tenha vontade às vezes! Meu número é 39 mesmo e meus pezinhos de Cinderela não entram no sapatinho 38, muito menos no 37 (Sim! Até 37 já veio na pilha de caixas nada a ver que o vendedor trouxe pra mim). Não deu certo com as irmãs da Gata Borralheira e também não dará certo comigo. Além disso, nunca fiz treinamento pra gueixa. É 39 mesmo, fazer o que? Pelo menos minha altura não me deixa ficar parecendo um L maiúsculo. Principalmente porque tenho senso de ridículo suficiente pra não comprar sapatos de bico fino.

Tenho certeza de que, neste exato momento, além de ter contra mim uma horda indignada de vendedores de calçados, também tenho uma galera de leitores pensando: mas que criatura mais mal-humorada! Pobre vendedor que só quis ser gentil. Custa ser um pouquinho mais simpática? E a esses eu respondo: Custa. Custa, sim!

Não diz o ditado popular que tempo é dinheiro? Pois bem. As lojas de calçados só recebem UM par de cada modelo no tamanho 39. Unzinho só! Já fiz essa pesquisa em várias delas e a resposta é invariavelmente a mesma: só existe UM PAR de sapatos número 39 de cada modelo, o qual raramente está disponível quando eu chego. E, se por um lado, o fato de descobrir que não sou a única pezuda da cidade me alivia, por outro, faz com que eu entre numa corrida maluca contra esse outro Sasquatch que quase sempre consegue chegar antes de mim nas lojas e que, ainda por cima, tem o mesmo gosto que eu! Então, a cada vez que preciso procurar um sapato, sei que vou ter de passar por dez lojas ou mais até encontrar um par que seja do modelo, cor, altura do salto, material, preço e também tamanho adequados. Portanto, aqueles minutos que fico sentadinha na loja esperando enquanto o vendedor, que nem me conhece, logo não sabe dos meus gostos, garimpa coisas que não têm nada a ver com o que eu pedi, é o tempo necessário para minha adversária passar à minha frente e zapt!, me deixar comendo poeira na estrada. Descalça!

A solução para o meu caso talvez fosse entrar para alguma ordem religiosa dessas que andam sem sapatos por aí, mas morro de frio nos pés. Além disso, minhas chances de ser santa já ficaram para trás. Perdi qualquer esperança de canonização, tudo por culpa dos vendedores de sapatos que me fazem cometer o pecado da ira sem parar!

A passagem do tempo e a experiência têm as suas vantagens. Depois de viver esse ritual inúmeras vezes aprendi a fazer o pedido nas lojas de sapatos da seguinte forma:

- Eu queria experimentar um igualzinho àquele ali, preto, número 39. Mas é exatamente aquele modelo, PRETO e TRINTA E NOVE, tá? Se não tiver AQUELE MODELO, PRETO E TRINTA E NOVE, não precisa trazer NADA, certo?

Com certeza ele me dá as costas revirando os olhos (Mulherzinha mais cheia de frescuras!). Ingrato! Evito que ele desça escadas carregando as dezenas de caixas que ele vai ter de guardar depois e eu é que sou a chata!

Hoje, esqueci de fazer isso. Entrei na loja e disse, simplesmente:

- Queria experimentar aquela sandália de tirinhas caramelo, número 39, por favor.

Depois de mais de cinco minutos esperando, vi a vendedora chegar com duas caixas. Na primeira tinha um sapato fechado, marrom café, listado, alternando faixas de couro e vinil (Por favor! Faço um apelo desesperado aos fabricantes de sapatos: existem mulheres neste país que NÃO SUPORTAM sapatos de vinil, acreditem!). Na segunda caixa tinha um tamanco plataforma, com salto quadrado, todo bordado com flores coloridas. Pelo menos era na cor caramelo.

Pode ser que meus requisitos é que estejam exagerados, não é mesmo? Entre uma sandália de tirinhas de salto fino e um tamanco florido de salto quadrado não existe tanta diferença assim, eu até posso aceitar isso... Mas depois, que nenhum vendedor venha reclamar adicional de insalubridade por causa do chulé mortal que vai exalar dos meus pés quando eu tirar o tamanco para experimentar a rasteirinha azul turquesa que ele trouxer no lugar do sapato social prateado que pedi para ver. Resistirei até mesmo à tentação de jogar o tamanco na cabeça dele! Prometo!

20 comentários:

  1. Juju, tenho o mesmo problema, só que o meu pé é 34 e 35, ele aina não se dicidiu.... rsss... eita vendedores, acho qie precisamos dar um curso intensivo de português pois devem estar falando chinês conosco.. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, passo pelo mesmo sufoco, pois calço 40 e já viu, quando falo quarenta o vendedor fala logo que tem um 39 de forma grande. As vezes até calço só para mostrar que meu calcanhar tem que ficar dentro do sapato e o dedão também. Desiti de olhar vitrine, pois nunca tem o que eu quero no meu número. Poucas marcas produzem 40 e, se 39 só tem um de cada modelo, 40 só tem um modelo, sem escolha.
    Sou totalmente solidária a vc. Treinamento para vendedores de sapato, já!!!

    ResponderExcluir
  3. É, Ju...
    E quem disse que seria fácil ser diferente???
    Beijos e melhores humores na compra de sua sandália!!!
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Ai q sem graça esse blog! Eu tinha comentado e cadê? Vai me dizer q apagou, q cortou relações comigo? Não vai adiantar, viu? Pq eu gosto tanto do Palavra Soltas q só se eu ficar sem note, sem conexão e sem dedos, tudo ao mesmo tempo eu paro de ler os seus escritos.
    Beijo Beijo
    P.S.: eu não sofro só pra comprar sapatos! sofro pra comprar qualquer coisa! ai, como eu detesto compras! Por isso vivo em andrajos...

    ResponderExcluir
  5. Andrea
    Não é fácil viver nesse mundo pasteurizado onde todo mundo tem de se encaixar nas regras da "média". O negócio é que pra ter "média", tem de ter gente pra cima e tb pra baixo dela. No fim das contas, a "média" mesmo, não existe!!! Tô filosófica hoje!
    Vamos distribuir panfletos nas lojas, que tal?

    ResponderExcluir
  6. Zan!
    Nossa! Agora me senti solidária! 40? Fora as brincadeirinhas sem graça... Ninguém merece!
    Vamos começar uma campanha. Escreveremos para os fabricantes de sapato: "Tenham dó do meu dedão! Só porque eu tenho um pezão não mereço um sapato bem lindão?"
    Que tal? Será que tem efeito?

    ResponderExcluir
  7. Lili!
    Valeu a sorte que vc mandou! Ontem achei uma sandália! uhuuuuu!

    ResponderExcluir
  8. Carol!
    PROTESTO!!! Que audácia do Blogger de perder seu comentário!
    Não recebi mesmo...
    Mas adorei saber que vc me acompanha desse jeito :-)
    Vc sabe que é recíproco!!!
    (Vamos nos afogar nos confetes mútos! Não que estejamos precisando, imagina, mas faz um bem danado enquanto outras coisas melhores não vêm!)

    ResponderExcluir
  9. Por causa dessa "média" quem calça 33 só encontra sapato infantil e quem calça 40 só encontra sapato para travesti. Por isso que eu só ando de havaianas!

    ResponderExcluir
  10. ahahahahha. Que figura que é você!!! Morri de rir. Ainda bem que eu calço trinta e seeeeis. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Eita nóis!!!
    Agora tenho que comentar até os comentários.
    É verdade Zan, quem calça 33 só encontra sapato infantil. Ou anda arrastanto um 34 que sobra pra todo lado.
    É um horror.
    Sou solidária. E também sou mal humorada, embora já entre perguntando: você não tem essa daqui no 33 tem??? Elas são obrigadas a dizer que não. Porque se 39 só tem um par de cada modelo e 40 só tem um modelo, 33 nem tem. Eles nem fabricam. Experimenta achar um sapato salto 15 número 33. Não fazem. Se estiver num salto 15 o dedão não alcança o chão.
    Vou contar, nada fácil.
    Então, fazemos campanha ou o quê???
    O slogan pode até ser: chega de mediocridade, queremos tamanhos de extremos. Vive la diference!!!
    Bisous Ju.
    No gran finale você conseguiu achar tua sandália.
    Pena essa chuva que vai te obrigar a sair para comemorar o níver de bota.
    Mais que bicho grilo de Havaianas ou descalças, vamos virar Sapos.
    Feliz aniversário minha querida.
    Até a semana.
    Beijo enorme.
    Marie

    ResponderExcluir
  12. Isabel
    Sabe que tive conversas com quem calça 36 e elas reclamaram também?! Fico pensando se aqueles sapatos existem mesmo!
    No fim, acho que vou ter de concordar com quem diz que nós mulheres somos eternas insatisfeitas ;-)

    ResponderExcluir
  13. Marie!
    Nem me faleeeeee!!!!!! Não aguento mais essa chuva! Se bem que no meu aniversário eu não tinha dúvida nenhuma do tempo que faria! Depois de quase 40 aniversários aquáticos eu ia até estranhar se fosse diferente!

    ResponderExcluir
  14. Putz... Eu calço o mais comum dos comuns entre os homens, o 42. E quer saber de uma coisa: o tempo que o vendedor me enrola trazendo uma pilha de 41, 43, cores e modelos diferentes dos que eu pedi é o tempo necessário para meus 387 adversários passarem à minha frente e zapt!, me deixarem comendo poeira na estrada. Descalço!
    .
    Desencana. Pés maiores caem muito bem em mulheres!!!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você, que mania essa de pedirmos uma coisa e vir outra, sei la se eu vou comprar alguma coisa pra alguem e não tem eu não compro nada nem que seja parecido......e é verdade perdemos sempre tempos valiosicimos para comprar qualquer coisa....mas faz parte....adorei seu post....bjus elis

    ResponderExcluir
  16. Rato!
    Valeu o incentivo pelo pezão. Vou me lembrar disso quando estiver afundando na tristeza ;-)

    ResponderExcluir
  17. Lori
    Só os vendedores não concordam com a gente! ;-D

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Vamos ouvir os dois lados. Treinamento para vendedor é uma ótima idéia, mas para outras finalidades pois não são os vendedores que destribuem os volumes (caixa grande de atacado) com apenas um par 39 e um 34, e sim os fabricantes, não vamos generalizar e por a culpa nos vendedores ate por que tempo é dinheiro principalmente para os vendedores que ganham comissão.
    A questão de trazer outros modelos; Vender é mostrar o produto e suas qualidades para os clientes, isso chama-se compra por impulso, posso garantir que a cada dois clientes que mostramos um produto que eles não pediram pelo menos um vai leva-lo se o mesmo for apresentado da forma correta,exp: Hoje em minha loja entrou um executivo de terno e gravata, e pediu para o vendedor trazer um sapato social, eu falei para ele levar o sapato social e um tênis novo de uma marca famosa e muito caro, e o vendedor questionou: -Mas eles esta de terno e gravata, e eu falei... E ele na folga em um domingo será que ele não usa um tênis e uma bermuda? Resumindo, ele levou o tênis e não o sapato social.
    Existem algumas lojas que é proibido os vendedores descer do estoque com menos de 4 caixas.
    Então pessoal vamos pensar melhor antes de jogas a culpa de todos os seus problemas nos vendedores...

    andreluiz2812@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Marquinhos

    Em primeiro lugar, quero deixar registrada minha emoção em receber uma primeira crítica a um texto meu! Opiniões contrárias sempre estimulam o debate, OBRIGADA!

    Vamos ao seu comentário...

    Eu jamais pensei que a culpa por não ter várias unidades de um modelo tamanho 39 fosse dos vendedores, claro que não! A culpa é da indústria que provavelmente não faz pesquisa de mercado há um bom tempo pra saber exatamente de que tamanhos são os pés das cinderelas por aí.

    Acho que um bom vendedor será sempre alguém bem sucedido na vida! Eu me considero uma péssima vendedora e acho que nunca seria capaz de vender nem mesmo água no deserto. Reconheço que tem gente que seria capaz de vender areia no deserto, o que me enche de inveja! Mas o bom vendedor propõe alguma coisa que tenha a ver com o gosto do cliente e normalmente o que recebo como proposta é tão diferente do que pedi que fico confusa. Isso sem falar no tamanho menor! Trazer 37 quando eu peço 39 me deixa meio traumatizada, confesso. Mas talvez eu é que seja muito sensível, não?

    De qualquer forma, espero que eu encontre só vendedores como você por aí! Certamente ganharemos tempo nós todos.

    Apareça mais vezes!

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!