terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Subo pra cima, claro!

Há algumas semanas fui acusada, vejam bem a gravidade do termo, acusada de ser uma torcedora passional! O mais impressionante é que meus detratores são torcedores e também profissionais das palavras, o que só causou espanto maior. Ora, torcedor passional entra na categoria gramatical do pleonasmo, ou seja, uma redundância, a repetição desnecessária de uma idéia. O mesmo que entrar pra dentro, sair pra fora, subir pra cima, assim é torcer passionalmente. O torcedor que não é passional, simplesmente não é torcedor. Pode ser classificado como simpatizante, fazedor de tipo, aquele que quer se sentir parte da tchurma, qualquer coisa dessas, mas torcedor de verdade, não é!

Compunha a mesa nesse dia um torcedor do Coritiba, um do Internacional, um neutro e esta que vos escreve, pobre Atleticana sofredora. Eu não tinha nem sentado à mesa, estava ainda na fase do Oi, tudo bem? e, ao me declarar Atleticana, comecei a ser atacada pelos outros dois torcedores. Um por motivos óbvios o outro por motivos que eu ignoro (ele até tentou justificar, mas não me convenceu...).

Basicamente, eles diziam que nós, Atleticanos, defendemos o time com unhas e dentes. E aí eu digo: é CLARO que fazemos isso! Somos torcedores com sangue nas veias, unhas nas pontas dos dedos e lágrimas nos olhos, ora bolas! Essa coisa de análises imparciais sobre o desempenho do time, a atuação do técnico ou a administração do dirigente é para quem não torce de verdade! Torcedor é como mãe italiana ou judia: o filho sempre tem razão! Depois, em casa, a gente se acerta, dá uns sopapos, bota de castigo. Mas fora de casa é defesa armada da cabeça aos pés, é evidente!

Eram dois marmanjos contra mim (acho que o torcedor neutro só interferiria para desviar pratos, ou pior, facas, que começassem a voar pelo restaurante) então, para tentar amenizar o clima, o assunto mudou para Seleção Brasileira. Piorou! Apesar de brasileira, em relação a esse grupo de pessoas não sou mais torcedora. Joguei a toalha, saí de campo, debandei geral. Não chego a torcer pela Argentina, é claro, mas o que acontece com a Seleção Brasileira para mim é absolutamente indiferente! Não sou mais torcedora porque acho que ali não tem mais jogadores. Tem pessoas que correm displicentemente atrás de uma bola, buscando a câmera mais próxima pra fazer uma firula qualquer e conseguir a atenção de algum time europeu, outro contrato milionário ou uma namorada do tipo manequim-modelo-e-atriz.

Faz duas copas que simplesmente ignoro o que acontece com esse ajuntamento de homens preocupados com tudo, menos com a camisa que vestem. Uma pena porque algumas das melhores lembranças que tenho de infância e adolescência estão ligadas aos períodos de copa do mundo. Mas as decepções foram tantas que admito que desisti da Seleção Brasileira de futebol. Não sou mulher de ser abandonada e de ficar chorando pelos cantos. Não sou rancorosa ao extremo, choro um pouquinho, faço umas manhas, até tento a reconciliação uma ou duas vezes, no máximo, mas depois deixo para lá quem me despreza e vou buscar outra paixão. Eu sou mais eu! Há alguns anos me senti abandonada pela Seleção Brasileira e pronto! Por isso fiz o comentário que gerou uma chuva ainda maior de ataques de meus companheiros de garfo daquele momento:

- Para mim, a Seleção tinha de ficar fora de uma Copa do Mundo. Só assim, quem sabe, eles voltariam a ser um time de verdade.

- Ah não! Péra lá! Isso não! Imagine, a Seleção fora da Copa é uma catástrofe!!!

- Exatamente! Foi isso que eu disse: a queda das torres gêmeas, a Seleção fora da Copa... As catástrofes mudam o mundo e só uma catástrofe dessas proporções é que poderia mudar alguma coisa!

- Olha só como são os Atleticanos! O time deles está mal, então eles querem que aconteça alguma coisa ainda pior pra desviar a atenção!

Pronto! Voltamos aos ataques pessoais...

Muito pacientemente vou explicar hoje o que não consegui no outro dia porque meus colegas comensais simplesmente não permitiam que eu emitisse minhas opiniões, tamanha era a indignação deles.

É claro, óbvio e ululante que um torcedor vai tentar justificar a má atuação de seu time por fatores externos! A culpa é sempre do juiz, do bandeirinha, da CBF, do governo, da bolsa de valores, do gramado, da posição do vento, da inclinação do Sol, de São Pedro, dos anjos celestiais ou até mesmo de Deus e jamais do nosso time! E se não der para botar a culpa em nenhum desses, então vamos desejar uma hecatombezinha qualquer pra desviar a atenção, lógico! O kit básico do torcedor inclui a paixão, a cegueira, a falta de raciocínio, o desespero, além de uma coleção invejável de palavrões. Torcedor que é torcedor só reconhece que o time está uma droga quando está entre seus pares, chorando baldes de lágrimas e afogando as mágoas em latas e mais latas de cerveja, ou em um prato de brigadeiros, como no meu caso. Diante dos outros, nem pensar!

Meu último domingo foi, mais do que literalmente, AFLITO! Por causa dele, passarei uma semana angustiada e só sossegarei no fim do próximo domingo. Estarei longe de qualquer televisão ou radinho de pilha, porque meu coração não aguenta! Na final do campeonato brasileiro de 2001 fui passear num shopping. Eu sou assim, passional. Torcedora de sangue rubro. E, nesse momento, infelizmente, pensamentos negros...

A semana será longa. Mas rezarei novenas, acenderei velas, invocarei espíritos, entoarei mantras, dançarei coreografias tribais. Se nada disso funcionar, costurarei caprichosamente um conjunto de vodus nos quais espetarei todos os alfinetes e agulhas que encontrar pela casa. Tudo para que a expressão descer pra baixo não esteja no meu vocabulário da semana que vem!

Versão para impressão

3 comentários:

  1. Juju,

    Definitivamente você é multi-multi....
    Torcedora atleticana...
    Jamais imaginaria um paixão como essas nos teus atributos...
    Mas devo ser bem clara. Teu texto põe qualquer torcedor de qualquer time a imaginar o que é ser torcedor.
    Prosa e oratória!!!
    Muito bom.
    Beijin
    Marie

    ResponderExcluir
  2. Adoro a idéia da Seleção fora da Copa! Quem sabe aí eu terei a minha programação da TV em ordem no fatídico mês do evento! Me cansa ligar a TV e só ver futebol, futebol, futebol, e mais futebol! Voto sim! É q diferente de vc querida amiga, eu sou só "simpatizante" pelo Atlético, já que meu comportamento está mais pra um plâncton quando o assunto é esse hehehe! Mas prometo que domingo torcerei ardendemente pelo nosso time! Descer pra baixo? Jamé!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi JU...
    Ai..ai..vai torcendo ai por mim amiga...aqui em Minas não passa o jogo..uai!!!
    Que desespero..os são-paulinos aqui e meus irmão coxa branca...não preciso nem dizer, né?
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!