segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tamanho XXI, de eXtremamente Indignada!

Não adianta, estou de mau humor!

Eu até que gostaria de escrever palavras engraçadinhas sobre o tema, mas a bile que volta à boca não me deixa ser menos do que insuportavelmente chata em relação a esse assunto.

Semana passada enfrentei mais uma vez o calvário dos provadores de roupas e lá se foi minha alegria. O mais impressionante é que a figura que vejo no espelho dessas salas de tortura não é um monstro, tipo uma orca assassina. Mas a imagem que vejo simplesmente não cabe nas peças de roupas que eu tento enfiar e fim de papo! Quer dizer, muitas vezes elas até entram e fecham. Só que, quando olho no espelho vejo aquele bonequinho da Michelin.

Eu já elaborei algumas teorias para explicar esse fato:

Primeira - Aquele número indecente que vejo na balança é a prova irrefutável dos meus pecados, e não somente os da gula. Aquilo tudo é peso na consciência!

Segundo - Outra possibilidade cuja descoberta aterradora eu devo à medicina ortomolecular: são metais pesados no meu organismo, claro! Chumbo, ferro manganês... Sou uma verdadeira usina de metais pesados, a Vale devia me explorar.

Terceiro - Caso meu peso excessivo não venha de nenhuma das opções anteriores, então só pode ser aquilo que os habitantes de Krypton vivem me dizendo... O quê? Vocês não sabiam que Krypton existe mesmo e que Super Homem tem uma família imensa por aí? Verdade! De vez em quando encontro um parente dele com olhos de raio X que afirma: Ah! O que acontece é que você tem ossos grandes! Então tá explicado: eu não sou gorda, meus ossos é que são grandes e crescem sem parar. Ufa!

Mas, mesmo depois de encontrar explicações mais do que plausíveis para o meu peso, ainda faltava compreender o meu diâmetro que faz com que as roupas nas lojas simplesmente não sirvam. E eu descobri!

Estudando um pouco algumas filosofias, soube que temos o corpo físico e também o etéreo ou energético. Eu sempre achei que eram esses dois somente e que eles tinham mais ou menos o mesmo formato, mas fiquei boquiaberta ao descobrir que são mais de quarenta corpos energéticos e que eles se expandem pra muito além do corpo físico! Perceberam? São meus corpos etéreos que não cabem todos juntos dentro da mesma roupa! Haja pano pra cobrir toda essa galera, não?

O fato é que, independente da causa, comprar roupas é, sempre e constantemente, um tormento!

Em troca de mensagens com minha grande amiga Jane que sofre dos mesmíssimos males que eu (metais pesados em excesso, ossos grandes, corpos espaçosos, etc., etc., etc.) falamos de fazer uma loja de camisetas tamanho P, de paquiderme.

Eu abortei a ideia ainda no ovo por importantes razões.

Primeiro porque não sou, nem jamais serei, empreendedora. Isso é coisa pra mulher corajosa como ela, eu tô fora!

Segundo porque não acho justo que as gordinhas sejam obrigadas a simplesmente cobrir o corpo com alguma coisa ajeitada por outras gordinhas solidárias como se fossem aquele galão de água da cozinha enfeitadinho. Acho injusto que nós, as tamanho F, de fofas, sejamos excluídas do mundo das roupas LEGAIS pensadas pelos estilistas, só porque esses profissionais simplesmente ignoram nossa presença no mundo, por mais espaçosa que ela seja.

É inaceitável que não haja uma loja das grandes redes, como C&A ou Renner, que se interesse pelas mulheres tamanho R, de roliças, que existem por aí e façam roupas só para um ideal de mulher criado em photoshop que praticamente não existe, principalmente depois dos 40! Ou será que sou só eu que tenho vontade de me afogar numa piscina de bolinhas repleta de Prozac depois de uma excursão a um shopping center...

Alguém aí vai dizer que existem algumas peças maiores na Renner ou na C&A. Claro que existem! Uma ou outra que não combina com mais nada e que escapou à sortuda que conseguiu chegar antes de mim mas, assim mesmo, numa arara escondida no fundo da loja, ao lado do extintor de incêndio ou da saída de emergência. Vai chegar o dia em que a cliente que comprar essas peças será gentilmente convidada a usar uma saída lateral e receberá as roupas num saco de papel sem o logotipo da loja para eles não verem o horror de uma mulher tamanho V, de verdadeira, vestida com a marca deles.

É claro que existe lojas para pessoas reais, mas fora dos shoppings, geralmente em bairros afastados, e caem invarialvelmente em três categorias: ou são caríssimas, ou breguíssimas ou nos fazem parecer o tal galão de água enfeitado. A única semelhança entre todas essas lojas é a seguinte: sairemos de lá parecendo que temos 30 ou 40 anos a mais. Não basta sermos gordas, temos de ser também velhas! Deprimente!

Querem saber o que eu acho? Acho que tudo não passa de uma gigantesca INCOMPETÊNCIA dos profissionais das grandes redes de lojas. Incompetência completa e total!

Claro que é fácil desenhar roupas legais pra manequins, praticamente cabides que se movimentam sem o uso de pilhas. O grande desafio para as grandes redes seria criar roupas para as mulheres tamanho R, de reais, feitas de carne, osso e banhas que circulam infelizes pelas ruas das cidades. Mas, pra isso eles não têm a menor competência.

Eu comparo esses estilistas aos médicos que só querem pacientes saudáveis, professores que só dão aula pra alunos inteligentes, atacantes que só marcam gol contra time sem goleiro.

O duro é que, enquanto não surgir o Einstein das passarelas que tenha capacidade e inteligência suficiente para aceitar o desafio de cobrir a nós, tamanho M, de mulher (e ponto), continuaremos sonhando com a tal piscina de bolinhas de Prozac. Ou nos converteremos ao islamismo e passaremos a circular de burka por aí. Ou nos mudaremos para o polo norte e nos vestiremos como esquimós. Ou viraremos astronautas...

Dietas, exercícios, etc. e tal? Outro dia eu falo o que penso dessa gigantesca hipocrisia incoerente!

Por enquanto o que me resta é uma dolorosa decisão: o que será que fica melhor em mim, a burka ou o escafandro?

17 comentários:

  1. Pois é Juju, este final de ano foi frustrante, eu uso sutiã 46 e não encontro modelos para meu peito, só aqueles asquerosos, calça jeans entõ, não sefala, Renner, C&A só quando eu pesava 47 KG, hoje estou com 59 e não encontro uma roupa que caiba em mim nestas lojas....acredito que reduziram a modelagem para economizarem nos custos de produção, peças pequenas dá pra vender mais utilizando menso tecido, um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    de burka vai parecer o botijão de 20 litros da lindóia (tenho um modelito lindo, de patchwork, e nem é cópia de ninguém!). De escafandro, cuidado ao passar pela costa do Japão.

    Já a idéia de se vestir como esquimó, bom, nesse caso não use peles brancas...

    Pior dos piores é receber o catálogo, via correio, da nova coleção de "A Gorda Elegante". AAAAHHHH! Vai tchatcha! Avisei o porteiro que se ele mandar pro meu apê essa porr* de novo, que tá despedido!

    Eu decidi. Vou a um cirurgião plástico. Da cabeça aos pés. Começando por baixo, uma ajeitadinha no pé que ficou com uma cicatriz, levantar a parte interna das coxas, afinar a externa, uma lipo básica no pneu(zinho, ahahahha), baixa estômago, levanta barriga, guindaste nos seios, endurece o tríceps, estica pescoço, esvazia o papo, levanta bochechas, testa, tira papadinha sob os olhos, remove pálpebra caída e, qdo tudo estiver bem lisinho, dá meia dúzia de pontos na boca.

    ARRE! Já sabe o que faço com a receita no próximo que me receitar sibutramina, né?

    Putz, eu devia mesmo montar meu próprio blog...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!e me icluo neste rol das Reais sem opcao. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Experimenta ser tamanho R de real, F de fofinha e P de paquiderme e ainda BAIXINHA. Vira miniatura da Michelin. Chaveirinho. Ou peso de papel.
    Ju, morri de rir da edição 2010 deste enfrentamento.
    O post está ótimo e os comentários até aqui também.
    J-Lo, faça mesmo seu blog.
    Beijos amiga,
    E X elente 2010.
    Marie Maneta.

    ResponderExcluir
  5. Eu já falei disso uma vez.... tbém me canso qdo vou comprar roupas. Principalmente pq tudo é feito pra quem tem 40 kg e 1,50m. Sofri anos em busca de calças jeans do meu comprimento, do diâmetro da minha bunda... Ninguém merece! Mas pior do que comprar roupas é comprar biquíni!!! (no singular pq nunca consegui comprar 2 ao mesmo tempo. Quando encontro um é como se encontrasse a arca perdida!!)Isso sim dá vontade de usar burca!
    O mais estranhos é q a maioria das mulheres do mundo são Reais!! Esses estilistas não percebem que perdem dinheiro??? Ah Ju, a gente tem que ensinar tudo mesmo!
    Beijo

    Carol que aumentou 10% do seu peso nos últimos meses...

    ResponderExcluir
  6. Hhehehehhehe
    Pensei que só eu sofria deste mal.
    Por favor avisa para "eles" que nos estamos vivas e compramos e eu particularmente não quero me vestir como a minha mãe, não que as roupitas dela não sejam legais é que não chegou a hora!!!

    ResponderExcluir
  7. Estava navegando por ai e achei seu blog, decidi te seguir!!

    Beijooos'

    ResponderExcluir
  8. Andrea,

    Agora fiquei desesperada! Você com 59Kg não encontra calças? Lembrei dos meus muitos Kg a mais e caí em depressão!

    Se for economia de tecido, então é uma economia burra! Roupas menores para pessoas que não existem ficam encalhadas nas lojas!

    ResponderExcluir
  9. J-Lo

    Já demorou pra começar o seu blog! hahahahahah

    Vamos juntas pra uma clínica de "recauchutagem". Já pensou o que faremos por lá?!

    ResponderExcluir
  10. Marie

    Tudo bem, minha altura ajuda um pouco, eu tenho de admitir. Mas chega uma hora em que não há altura que compense a largura!

    ResponderExcluir
  11. Carol

    Além de incompetentes, eles são uns ASNOS!
    Se experimentassem fazer roupas pra mulheres reais, nadariam em piscinas de dinheiro como Tio Patinhas!

    Sinta-se feliz: você ainda compra biquini, mesmo no singular. Eu já pulei essa fase!

    ResponderExcluir
  12. Liège

    Quem sabe se a gente gritasse bem alto?
    Ou saísse da Renner e apertasse 10 vezes seguidas naquele botão de "insatisfeito" daquela pesquisa fajuta que eles fazem na porta?

    Um dia seremos ouvidas, eu tenho fé!

    ResponderExcluir
  13. Milu

    Se nosso time é tão grande, porque ficamos na reserva?!!
    Obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
  14. Olá Juliana!
    Seus textos são extremamente perfeitos,você tem o dom da palavra e sabe conduzir o leitor (principalmente outra MULHER REAL ("cheinha" - de AMOR e desesperada para "caber" em roupas que respeitem nossa idade interior).
    Cada vez que "preciso" comprar roupas sinto-me a caminho de um "cadafalso"...rssr..
    Foi muito bom encontrar seu cantinho,mas tenho outra dúvida: Seriamos parentes?
    Meu nome: Edna Viscaino Vermelho Bugni Alves (os dois últimos são do meu esposo)
    Seria um prazer conhecê-la.
    Abraços,
    Edna

    ResponderExcluir
  15. Oi Edna

    Só hoje vi seu comentário!
    Provavelmente somos parentes, sim. Não conheço outra família com esse sobrenome :-)

    ResponderExcluir
  16. Biquinis 3D são lindos e estão super na moda, da uma olhadinha na nossa loja e diz o que você acha dos nossos?
    www.rosaverao.com.br

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!