domingo, 3 de fevereiro de 2008

A diferença que faz a diferença

Já vivi um tempo com um computador em que o teclado não tinha sinal de interrogação. Coisas de configurações, conflitos, incompatibilidades de software. Detalhes que minha atual encarnação ignora sem dó. O fato é que não tinha tecla de interrogação e ficava difícil escrever só afirmando. Eu me sentia meio autoritária, sei lá.

Acabei espanando as teias de aranha dos meus conhecimentos informáticos e lembrando de um artifício pra fazer a interrogação. Mantinha a tecla ALT pressionada e digitava 063 no teclado numérico. Dava um trabalhinho, mas com isso consegui sobreviver por um tempo sem essa tecla. Não sou de ficar só dando ordens, mas também não sou, apesar de libriana, uma completa indecisa que fica fazendo perguntas o tempo todo. Porém, analisando o que escrevo, percebi que até consigo viver um tempo sem interrogação fácil no teclado (acho que lá no fundo, bem no fundo, sou mandona mesmo), mas jamais conseguiria escrever qualquer coisa sem ponto final nem ponto de exclamação, à minha disposição e de maneira fácil e abundante!

Meus emails, participações em fóruns e até mensagens SMS são sempre cheios de exclamações e reticências. Não é raro eu atingir o limite de caracteres quando ele existe. E com coisas ainda por dizer! Então volto apagando uma parte das exclamações que deixei pra trás, elimino algumas reticências e muitas vezes ainda consigo escrever mais uma ou duas frases!

Fiquei intrigada e fui observar mensagens e posts das minhas amigas no Orkut, meu laboratório. Que alívio! Eu não sou a única a abusar das exclamações. Mas reticências... não achei muitas que suspendam o pensamento, como eu, em três misteriosos pontinhos no fim das frases... Olha aí!

De qualquer forma, usar e abusar de exclamações, além de pregar o dedo no teclado e repetir infinitamente uma das letras das palavras, definitvamente é coisa de mulher! Ufa! E viva a diferença entre os sexos!!!

Mulheres não economizam palavras, interjeições, adjetivos. Mesmo quando falam pouco, ainda dizem muito. Prodigalizam idéias e opiniões. Distribuem elogios sem medo. Sem as mulheres, superlativos e diminutivos desapareceriam das gramáticas. Mulheres não se contentam com metade das informações, são gulosas, querem sempre tudo.

Já perdi a conta de quantas vezes o Vidal chegou e disse:

- Nasceu o filho do Fulano.

- Ah é? Menino ou menina?

- Menina, acho.

- Como “acha”? Você não perguntou? Como é o nome? Foi parto normal ou cesárea? Foi tudo bem? Já estão em casa?

- Não sei. Não perguntei. Ele só disse “nasceu”, eu respondi “Legal. Parabéns.” e pronto.

Como é que alguém pode receber uma notícia dessas e não querer saber todos os detalhes?! Não dizer frases que sairiam carregadas de exclamações numa transcrição?!!! Mas que coisa!!!!!!!!!!

Quero deixar bem claro que não acho que uma forma seja melhor do que a outra. Não faço parte do time que quer apagar as diferenças entre homens e mulheres. De jeito nenhum, muito pelo contrário! Adoro essa diferença, acho que é por causa dela que nos procuramos e ficamos juntos. A diferença nos completa. Somos como pecinhas de um quebra cabeças. O que falta em um, existe no outro e assim as coisas se encaixam perfeitamente. Tenho horror só de pensar num mundo pasteurizado em que homens e mulheres fossem absolutamente iguais! Uma porção de quadradinhos, sem reentrâncias, avanços, abismos... Que motivos teríamos pra nos encaixar uns nos outros? Que cenário mais triste!

Mas não pude deixar de imaginar como seriam as coisas se o comportamento genérico de homens e mulheres fosse, ainda que diferente, invertido. Fiquei aqui pensando com meus botões e também com as teclas do meu teclado, como ficaria uma conversa entre mancebos e moçoilas se, ao invés de mulheres e suas exclamações e homens e seus palavrões, tivéssemos trocados os comportamentos naturais dos seres. Ainda uma guerra dos sexos, mas com sensibilidade onde antes havia secura e concisão onde antes abundava o verbo.

Imagino assim um item de fórum de uma comunidade essencialmente masculina desse inimaginável mundo novo:

NOVAS FOTOS NO MEU ÁLBUM
~Oo.oO~ Alvinho ~Oo.oO~
Acabei de disponibilizar no meu álbum do Orkut algumas fotos que a Sabrina Sato fez pra Playboy. Espero que gostem.

Marco
Nosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!! Que demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu tava procurando essas fotos há tanto tempo. Obrigadoooooooooooo!!!!!!!!


Alvinho, só você mesmo!!!! Que coisa mais gentil da sua parte! Essa comunidade é maravilhosa, só tem gente legal e generosa por aqui... Eu não participo muito, mas fico impressionado com a disponibilidade de vocês em ajudar!!! Obrigado MESMO!

Serginho
Vou já olhar!!!!!!!

Serginho
Amigooooooooo, vc não existeeeeeeeeeeeee!!!! Fazia sééééééééééculossssssssssss que eu tava procurando essas fotinhos pra decorar o meu banheiro! Posso copiar?!! Olha, se vc precisar de QUALQUER COISA é só me pedir, tá?

~Oo.oO~ Alvinho ~Oo.oO~
Que bom que vocês gostaram! Obrigado a todos!!!

Lilico
Obrigado Alvinho! Olha, adorei sua nova foto!!!! Tá show!!!!
Fê, participa sim! Não fique com medo de dar sua opinião, dizer o que vc pensa! Somos todos amigos por aqui, todo mundo é bem vindo. A gente se ajuda o tempo todo, olha só que coisa mais lindinha que o Alvinho fez pra gente!!!!!
Para todos os outros, muitos abraços!!!!! Vou dar uma saída nesse fim de semana e só apareço de novo na segunda! Como é difícil ficar longe dessa comunidade!!!!!!!!!!!! Vocês são nota DEZ!!!!!!

Serginho
Lilico, te entendo BEM!!!! Quando tenho de ficar uns dias longe do micro fico louco!!! Se a gente sai de férias, não sossego enquanto não encontro uma lan house com acesso à internet só pora vir ver se tem recadinho... Volta logo que a gente fica te esperando!!!!!

Enquanto isso, num fórum feminino...

NOVAS FOTOS
Maria

Coloquei no meu álbum fotos do centro de mesa que acabei de terminar.

Clara
Valeu.

Ana
Beleza. Tava procurando um igual pra fazer.
Não escrevo muito mas o grupo é legal.

Sandra
Vou olhar.

Sandra
Cara#$%. Vou copiar.

Maria
Bom que vcs gostaram.

Irene
Valeu, Maria.
Ana, escreve aí. Sem medo.
Galera, tô viajando hoje, volto segunda.

Sandra
Irene, belê.

Definitivamente, prefiro o mundo do jeito que está!

Versão para impressão

3 comentários:

  1. Krida,
    Passei eu um final de semana na chácara sem computer.
    Mas cheguei e, acho que já virou vício, vim sapear por aqui...uhuhhhu... adoro buscas recompensadas, em ritmo de carnaval essa. Ou já experimentando o novo mundo novo de diferenças trocadas. Rápida e rasteira. Muito ilustrativa.
    Mas... não sei se você leu depois de postada... Mulheres são múltiplas, tudo lhes cabe. Podem ser efusivas ou econômicas e até tudo ao mesmo tempo. Seu papo imaginário feminino ficou completamente verossímel... mulheres ocupadas, com pressa... executivas de semana cheia...
    O papo dos homens, virou uma comunidade gay. Nenhum preconceito. Adoro a maioria deles, os não misóginos pelo menos, ou não ao excesso... Mas acho que é isso mesmo...
    Também festejo a diferença. Viva a diferença!!! Quanto maior melhor!!!! (mesmo e principalmente no sentido oculto ou mais concreto da idéia). Acho inclusive que teu post serve como um sinalizador do perigo que corremos sempre. Acho ser mulher tão legal e acho que tantas sabem disso, que os homens estão querendo encurtar o caminho e tornarem-se em nós sem passar pelo processo mais longo da transmutação, ou morte e reencarnação... se ela existe. Estou certa que somos as encarnações finais, no meu caso uma das primeiras das finais, tenho muito o que fazer e voltar... Também estou certa de que é por isso que nós, as mulheres, criamos o machismo. Para salvaguardar a maravilhosa diferença e continuar permitindo-nos os deliciosos encontros ainda que para algumas, depois de longas buscas.
    Adorei o presentinho de carnaval.
    Beijo enorme.
    Marie

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju...
    Reticências, tenho mania com isso, comecei a rir sozinha enquanto lia. Eu tb tive sérios problemas com a dita interrogação e já nem me lembrava do número alt e mais alguma coisa... Em casa tenho sérios problemas com as diferenças sexuais. Euzinha "mulher" e dois homens, quarentão e adolescente, então imagine eu louca de curiosidades e os dois breve e curto: Mãe fulana ligou para vc. Tá mas vai ligar de volta: - não sei. Onde ela está: - não sei.
    Ju é uma maravilha!!!! tanto pai quanto filho, só nos comentários breves, curtos, sem graça. O jeito é curtir a ala feminina aqui na net mesmo.
    Beijos.
    Sol.

    ResponderExcluir
  3. Ah.... eu adoro as bolitas..... rsss.... meu marido é igual , nada de perguntar detalhes, fico louca com isto!!!! Beijos.
    Ps Obrigada por coolocar o link da Joanóca no Blog!

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!