domingo, 16 de novembro de 2008

Diversidade cultural nem sempre cheira bem

Mais uma vez, o que seria comentário de post em um blog, virou post no meu próprio. Esse mundinho da blogosfera é realmente muito interessante.

Também não dá pra ignorar o fato de que estou ensandecida, enlouquecida e desvairada por conta do fim do ano e sua habitual correria. Como tenho repetido sem cessar, quero chegar eu mesma ao fim do semestre e não ele ao fim de mim. Portanto, não há tempo algum para meus próprios escritos, fico só vampirizando blogs alheios, chopinzando as idéias do próximo. Espero ser perdoada por isso no dia do Juízo Final.

Voltando ao comentário que virou post, desta vez foi o divertidíssimo texto do Chéri à Paris que me inspirou. Vale a pena dar uma lida!

Ele me fez lembrar de um fato recente. Uma amiga, também professora de francês, esteve em Lyon no início do semestre para ensinar a língua de Nicolas Sarkozy a um grupo de estrangeiros. Todos os anos, estudantes dos cinco continentes vão à França e precisam aprender francês para poder acompanhar os cursos nos quais se inscreveram. A turma que essa amiga conduziu nos meses de agosto e setembro tinha vários chineses e a presença deles em sala gerou momentos de pura tensão cultural...

Além da conjugação dos apavorantes verbos, acompanhados de suas misteriosas preposições, sem contar as artimanhas arrepiantes da ortografia francesa, a professora teve de repetir à exaustão outros tipos de estranhas lições a fim de que seus alunos compreendessem definitivamente que Não! Soltar pum em público é uma coisa que não se faz no ocidente e que Sim! Comer queijo é fato natural nesta metade de cá da terra!

Verdade! Os chineses tinham crises quase incontroláveis de engulhos diante de pedaços de queijo, o que me faz pensar no porquê de terem escolhido a França para estudar... Deve ser algum componente masoquista de personalidade, só pode. Ao lado disso, aparentemente a cultura deles defende que nada deve ser guardado dentro do organismo sob pena de envenená-lo. Isso significa que qualquer fluido corporal que esteja querendo sair, não só pode, como deve abandonar as entranhas da carne o mais rapidamente possível. Não dá tempo nem mesmo de pronunciar, como num exorcismo, Sai que este corpo não te pertence! Quando menos se espera, PRRRRRRRRR, o flato abandona os meandros intestinais e ganha a liberdade do ar livre. Ar este que era livre, mudando para a condição de condenado a provocar engulhos, desta vez, nos ocidentais que por azar estiverem por perto naquele momento.

O mais engraçado é que eles têm total carta branca para liberar o metano interno mas, que Buda os fulmine, não podem de maneira nenhuma assoar o nariz em público. Tal atitude é considerada extremamente grosseira e mal educada, portanto, eles fungam sem parar.

Acabo de detectar uma incoerência no sábio pensamento oriental: por que o ranho pode ficar dentro do organismo e o pum, não? Sei não, mas começo a desconfiar de que não se trata de sabedoria oriental coisíssima nenhuma. Tudo não passa de uma grande sacanagem! O que não fede, fica dentro. O que fede, que saia pra atormentar o nariz alheio. Pois, sim!

Eu até estava começando a concordar com a tal da milenar filosofia oriental. Realmente ficar guardando aquilo que nos envenena não é atitude inteligente. O problema é que, muitas vezes, desenvenenar o próprio organismo significa envenenar o organismo alheio, o que, convenhamos, não é muito justo.

Minha amiga deve ter tido dificuldades imensas nesse curso de verão para estrangeiros. Primeiro, por motivos óbvios, deve ter sido difícilimo respirar fundo para tentar manter o ar de civilidade diante do som e do perfume que decidiam participar das aulas sem serem convidados. Depois, imagino que a tarefa de convencer um chinês de que ele não podia empestar o ar com seus gases internos foi hercúlea. Se algum deles parou para refletir um pouco deve ter perguntado imediatamente porque seus flatos causavam tanto mal se alguns queijos franceses cheiram a... Bem, alguns deles exalam os mesmos aromas que os puns que os orientais deixavam partir livremente em classe. Realmente complicado justificar porque cheiro de pum no supermercado ou na geladeira pode e na sala de aula não pode.

Portanto, aqui vai um conselho ao ocidental desavisado que decida dar dar um rolé pela Europa: ao topar com olhinhos puxados em ambientes fechados, fuja! Nada contra os orientais, é questão de diferença cultural e blá, blá, blá... Mas alguns aspectos culturais é melhor que sejam vividos bem longe e, de preferência, a sós!

Para aqueles que decidirem visitar a China... Dizem que Vick Vaporub na entradinha do nariz ajuda um monte!

5 comentários:

  1. Isso é o que chamo de trocadalhos.
    Nada à toa este post. Serve a nos lembrar que "nem tudo que reluz é ouro". Também gostei do post do chéri a Paris, mas diferentemente de você, me alimento nos blogs alheios e continuo sem produzir. Amei seus comentários no meu. Amei o presente das miguxas. É, "assim caminha a humanidade"... Que delicía que existam os amigos, os blogs, os filmes... Fui ver o Woody e tive loucos sonhos... Boa semana minha querida. Continue de olho nas cerejas, não as perca de vista.
    Super beijo
    Marie

    ResponderExcluir
  2. Oi, moça.
    Dei uma passadinha pra cheirar, ops, ler o seu post. :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!
    Vim aqui retribuir sua visita e dar uma olhadinha no que tem de bom! E acertei... É cantivante a maneira pelo qual tu escreves.

    Aproveitando, passo pra avisar que tem selo pra você lá no blog!

    Forte abraço,
    Júnior.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jujuka!
    Não conheço a cultura chinesa, mas não vejo com bons olhos um povo que acha natural jogar pra fora o que incomoda. A não ser que eles entendam que soltar pum seja um ritual de compartilhamento de sensações olfativas, uma espécie de festival de nuanças de partículas de metano... Hei, e se isso for o comunismo,ou seja, ninguém é dono de nada, nem mesmo de seu próprio pum. Pum comunitário...
    Prefiro então o nosso bom capitalismo selvagem... Ao menos as nossas porquices são mais veladas...

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana,
    Quem me indicou seu blog foi seu primi, idolatrado e salve salve do meu coração, Afonso - Aqui do Rio de Janeiro. E resultado: Amo tudo isso.
    Beijcoas e parabéns

    ResponderExcluir

Gosto de saber o que você pensa!